Muita história e muitas coquistas resume a vida do garoto Humilde e de Fé Lukas Silva meia da base do Vila Nova Futebol Clube
![]() |
Lukas Silva segura a taça da Copa Goiás 2015. (Foto: WhatsApp/G12 Notícias) |
Tudo começou com um projeto Zico 10 que abriu um projeto na Cidade de Itaituba, com um propósito de levar jogadores para Brasília, nisto Lukas começou a participar do projeto e se envolver mais, quando surgiu a primeira avaliação para levar garotos para Brasília aonde tinha o Clube de Base do Zico, no entanto Lukas não participou devido ao grande número de jovens que também estava com o mesmo sonho de Lukas.
Lukas não acreditava que seria verdade aquele projeto, devido ir vários "Clubes" dizendo que iria fazer testes, mas ao final recolhia o dinheiro e nada se tornava real, apesar de não acreditar voltou para casa e quando chegou em casa ligou a TV e naquele momento estava passando uma reportagem sobre o projeto, e mostrava 5 garotos que tinham passado e iriam para Brasília, esse projeto tinha um contrato com a cidade e a cidade bancava as despesas lá em Brasília.
Quando Lukas ficou sabendo que seus amigos estava indo para Brasília para tentar a sorte no futebol, bateu o desespero que mais uma vez ficaria neste "fim de mundo" (Itaituba), mas a sua Fé era grande que ele não desistiu, quando de repente volta novamente os organizadores do projeto para fazer uma outra peneira, e Lukas não pensou duas vezes, correu para participar da peneira e os olheiros gostaram de seu desempenho, de imediato pegaram o seu nome completo e indagaram porque ele não tinha feito a primeira peneira, Lukas respondeu dizendo que não estava na cidade naquele dia.
Lukas voltou a se desesperar ao participar de um torneio em Altamira, quando chegou em Altamira ele viu vários garotos que não sabia se quer chutar a bola mas estava ali por incentivo dos pais,Lucas começou a se rebaixar pensando que nunca iria conseguir ser um jogador, mas não contava que Deus tinha colocado seu amigo Roger para lhes trazer força, Roger falou pra mim deixar de ser doido e seguir em frente, conta Lukas, então Lukas levantou a cabeça e resolver ouvir seu amigo.
Ao chegar no treino no último dia, o Treinador brincou com ele, quem é esse jogador aí que só aparece no treino no último dia? Depois de desculpas o Treinador resolver colocar Lukas para treinar, mas já tinha os nomes na cabeça de quem iria representar a cidade de Itaituba, logo veio a pergunta para o Treinador, o que vai ser de mim pergunta Lukas, o Treinador respondeu dizendo vem no Ginásio amanhã pra ver se seu nome vai está na lista dos 20 escolhidos par representar a Cidade.
No dia seguinte agradeceu a Deus e foi até o Ginásio ansioso pra saber o resultado, chegando lá ele olhou a lista de pressa e foi dando um aperto em seu coração pois não estava encontrando seu nome, quando chega no último parágrafo ali estava seu nome, ali estava o nome dos garotos que iam levar o nome da Cidade no peito, ele se sentiu grande no momento pois tinha agradecido tanto a Deus.
Voltou para sua casa e logo foi dando a notícia para seus pais, eles não entenderam pois ele tinha ido apenas dois treinos, mas como sua Fé é inabalável foi o bastante para conseguir ser convocado. Um dia antes da viagem ele reuniu seus familiares e disse que quando voltasse de Altamira seria mais um garoto que seguiria com destino a Brasília, fez uma oração e seguiu para Altamira.
Ao chegar em Altamira não teve muito sucesso nos primeiros jogos pois ele e Treinador não se falavam por motivos de um outro jogo que ele jogou contra o antigo time do Treinador , mas enfim o seu time classificou, no ultimo jogo da fase de Grupos já tinha reconciliado com o Treinador, e o Treinador chamou ele e falou hoje você vai ser titular mas na lateral esquerda Lukas joga como Meia, mas nem questionou e foi pro jogo fez três gols na goleada de 8 a 0.
Ao marcar dois golaços na Final do Campeonato Lukas foi substituído e o time adversário empatou e ganhou nos pênaltis, Lukas ficou inconformado mas os olheiros deram uma força para ele e o convidou pra ir para Brasília, e ele aceitou o convite, chegou em casa seus pais já sabia que seu time tinha perdido mas não sabiam da melhor que ele iria para Brasília, de cara ele fez uma piadinha dizendo que não iria ser dessa vez , mas ressaltou, Deus sabe o que faz, seu pai ficou triste e sua mãe dando forças.
Ao ir para o banho sua mãe cuidou de tirar suas roupas da mala e ele voltou e perguntou pra que ta tirando as roupas da mala? Ela respondeu para lavar ele pediu para colocar de volta porque ele estava indo para Brasília, sua mãe e seu explodiu de alegria, isso foi no ano de 2012. Quando chegou em Brasília conquistou o vice Campeonato Brasiliense Sub-16 e no segundo Semestre foi Campeão tudo pelo CFZ Time do Zico.
Em Julho de 2013 a cidade de Itaituba não renovou o contrato e o projeto foi encerrado. Nesse período Lukas encontrou Wladimir que se tornou um pai para ele, nisso seu treinador conhecido como Paulo CFZ o levou para jogar no Time do Clube da Saúde de Brasília, ao passar 3 meses foi disputar um jogo contra o Legião, o jogo terminou em 1 a 1, na saída estava o Clinger olheiro reconheceu seu futebol na partida e fez um convite para ir para o Vila Nova e ele topou.
A Chegada de Lukas Silva em Goiânia e no Vila Nova
Ao chegar em Goiânia para fazer o teste no Vila Nova Sub-17 que seria de três dias, a Fé de Lukas mais uma vez prevaleceu, no segundo dia de teste Lukas foi aprovado, no entanto o Técnico do Sub-17 era Silvinho, Lukas se tornou capitão do time, time que tinha Dudu, Patrik, Everton dentre outros jogadores de destaque que conquistou a Taça Mané garrincha Sub-17 de 2014 em cima do Goiás na serrinha com direito a festa e promoção de Lukas Silva para a Categoria Sub-20.
Vila Nova foi Campeão da Taça Mané Garrincha de 2014. (Foto: FGF/Divulgação) |
A Primeira Copa São Paulo de Lukas Silva
No Ano de 2015 Lukas participou da Competição de Base mais importante do País, a Copa São Paulo de Juniores, com o Treinador Ariel Mamede no comando o Vila Nova não passou de fase conquistando apenas uma vitória, ou seja, 3 pontos, mas preparou a equipe para as Competições futuras.
A conquista do Campeonato Goiano Sub-20 e da Copa Goiás e o Fim do Jejum
Voltando a Goiânia a equipe voltou com o projeto de acabar com o jejum de 10 anos sem conquistar um Título pelo Sub-20, e graças ao bom desempenho da equipe o Título veio de uma forma surpreendente, o Vila Nova Conquistou o Título do Campeonato Goiano Sub-20 de 2014 invicto no primeiro semestre, com 14 jogos 14 vitórias, 55 gols marcados e 4 sofridos, ou seja, 100% de aproveitamento. Ao final do Campeonato Ariel deixou o comando do time mas satisfeito pelo bom trabalho realizado deixando a Equipe montada e bem competitiva.
No segundo semestre a Equipe disputou a Copa Goiás Sub-20 com o Técnico Mancini no comando e quebrou o jejum de mais de 10 anos sem conquistar a Copa Goiás na Categoria Sub-20, a última tinha sido em 2004, mais uma vez de forma invicta assim como no primeiro semestre, e se tornando o primeiro time na história da Competição levantar a taça invicto, o jogo decisivo foi no Estádio Serra Dourada no dia 21/11/205 às 16:00 diante do Trindade, O Vila Nova ganhou de virada pelo placar de 3 a 1, contando como vários jogadores importantes como: Wanderson, Lausên, Dudu, Lukas Silva, Alexandre Vecci, Gabriel Félix dentre outros.
Após as conquistas, Lukas se prepara juntamente com a Equipe para a sua segunda Copa São Paulo de Juniores, com um objetivo de fazer melhor do que nas demais edições.
Veja o Desempenho da Equipe com Lukas Silva:
A relação das 27 vitórias consecutivas do Vila Nova na categoria Sub-20 em 2015 que representam a quebra de um recorde é a seguinte:
Campeonato Goiano:
1-Goiatuba 0x1 Vila Nova
2-Vila Nova 2x0 Associação Neropolina
3-Vila Nova 9x1 Campinas
4-Campinas 0x5 Vila Nova
5-Associação Neropolina 1x4 Vila Nova
6-Vila Nova 1x0 Goiatuba
7-Umuarama 0x6 Vila Nova
8-Vila Nova 8x0 Umuarama
9-Aseev 0x1 Vila Nova
10-Vila Nova 8x0 Aseev
11-Ceres 0x3 Vila Nova
12-Vila Nova 2x1 Ceres
13-Trindade 0x3 Vila Nova
14-Vila Nova 2x0 Trindade
Copa Goiás:
15-Umuarama 1x2 Vila Nova
16-Vila Nova 12x1 Raça
17-Vila Nova 1x0 Palmeiras
18-Itaberaí 0x1 Vila Nova
19-Vila Nova 4x0 Clube Jaó
20-Jardim América 0x3 Vila Nova
21-Vila Nova 3x2 Goiânia
22-Goiânia 1x5 Vila Nova
23-Vila Nova 3x1 Goiânia
24-Palmeiras 1x2 Vila Nova
25-Vila Nova 3x0 Palmeiras
26-Trindade 1x1 Vila Nova
27-Vila Nova 3x1
Dos treze adversários diferentes enfrentados apenas três, Goiatuba, Palmeiras e Itaberaí não foram goleados pela equipe vilanovense. Das 24 vitórias, a metade (doze) foram por goleada, com 91 gols marcados, que resulta a média de 3,79 por partida.
Nome: Lukas da Silva Ribeiro
Idade: 18 Anos
Títulos: Campeonato Brasiliense Sub-16 2013 (CFZ), Taça Mané Garrincha Sub-17 2014 (Vila Nova), Campeonato Goiano Sub-20 2015* (Vila Nova), Copa Goiás Sub-20 2015* (Vila Nova
*Conquistas invicto