Translate

Campanha de vacinação contra a influenza é prorrogada até 3 de junho

SMS vai abrir 49 postos de vacinação neste sábado para atender a demanda






A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que começou no dia 04 de maio, foi prorrogada até o dia 3 de junho. A ação pretende vacinar 80% da população que compõe os grupos prioritários, o que corresponde a 262.694 pessoas. Até o momento foram vacinadas 165.285 pessoas, ou seja, pouco mais de 50%. 

Durante este período devem se vacinar idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos há até 45 dias (puérperas), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde que fazem atendimento para a influenza e indígenas, além dos portadores de doenças crônicas como indivíduos que fazem tratamento para o câncer, pessoas com diabetes, asma, doenças cardíacas, renais, entre outros. 

Entre as crianças de seis meses a 2 anos de idade, das 24.849 que a meta pretendia alcançar, apenas 13.490 doses foram aplicadas até agora. As crianças de 2 a 4 anos, trabalhadores da saúde, gestantes e portadores de doenças crônicas e condições especiais são os grupos que apresentam menor índice de vacinados, ambos ainda não totalizam 40% da meta. Puérperas e idosos foram os que tiveram maior cobertura na campanha até então, com 57% e 62%, respectivamente. 

Neste sábado (23), serão abertos 49 postos de vacinação em Goiânia (confira a lista no final do texto) para atender a população que ainda não conseguiu receber a vacina contra a gripe. Segundo a chefe da Divisão de Imunização da SMS, Grécia Pessoni, essa ação tem como objetivo abranger a cobertura da campanha e cobrir uma deficiência de atendimento na região oeste. 
Pessoni esclarece ainda que apenas os postos de vacinação das unidades de Saúde da Família dos bairros Vera Cruz 1 e 2, Buena Vista e Jardim do Cerrado IV, estão sem pessoal capacitado para realizar a imunização. "Estão sendo elaboradas estratégias para solucionar este problema pontual e desafogar o Cais do Bairro Goiá, que acabou absorvendo toda a demanda da região oeste. No entanto a população da capital conta com 70 postos de vacinação espalhados por Goiânia", afirma.

Unidades de Saúde que vão realizar a vacina contra a Influenza no sábado (23) 
Cobertura Vacinal dos grupos prioritários em Goiânia, em 2015